Higiene e segurança no trabalho
Curso: Contabilidade e gestão 006 Modulo Ft 1 Formadora: Cristina Natal Pires
Indice:
Conceitos; Estatísticas; Riscos profissionais; Deveres do empregador e do trabalhador; Medidas de prevenção de riscos; Sinalização de segurança; Ergonomia;
Conceito:
A higiene e a segurança são duas actividades que estão intimamente ligadas com o objectivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores de uma empresa.
A Higiene no Trabalho:
Propõe-se a combater as doenças profissionais identificando os factores que podem afectar o ambiente de trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir as condições inseguras que podem afectar a saúde do trabalhador;
Segurança no Trabalho:
Propõe-se a combater os acidentes de trabalho eliminando as condições inseguras e educando o trabalhador a utilizar medidas preventivas de segurança.
Numero de acidentes de trabalho que resultaram em morte (2004-2008):
Numero acidentes de trabalho por sector de actividade - 2008
Numero de acidentes de trabalho segundo as causas- 2008:
Riscos profissionais:
Eléctrico; Incêndio; Psicológicos; Doenças; Acidentes; Biológico; Químico.
Risco eléctrico:
Choque eléctrico, electrocussão: é o resultado da passagem da corrente eléctrica pelo corpo humano, resultando em danos físicos severos ou morte devido à conversão da electricidade em calor quando passa pelos tecidos do corpo.
Risco químico:
Agentes ambientais causadores de doenças profissionais nos trabalhadores, por inalação e contacto com a pele. Eles podem ser classificados consoante as suas características tóxicas e estado físico (líquidos, gases e vapores).
Risco químico:
Asfixiantes; Cancerígenos; Corrosivos; Anestésicos; Irritantes;
Risco biológico:
Relaciona-se com a presença de microrganismos, no ambiente de trabalho. Normalmente são vírus,