Análise Preliminar de Riscos e Permissão de Trabalho
1) Pesquise e descreva a produção petrolífera da principal plataforma de petróleo do Ceará.
O petróleo é mesmo um negócio fabuloso. Constitui uma verdadeira agência de fomento, gerando empregos, multiplicando riquezas e bem-estar. Sua exploração, no Brasil, se confunde com a história da Petrobras - empresa que teve a ousadia e a competência de buscar o ´ouro negro´ no fundo do mar, desenvolvendo tecnologia de ponta para isso, há exatos 55 anos.
O ciclo do petróleo e do gás no País inicia nova fase, com a descoberta do combustível fóssil na camada pré-sal. Perspectivas absolutamente novas se abrem também para o Ceará que, após quatro décadas de espera, vê a tão sonhada refinaria mais perto de virar realidade.
O Estado vai protagonizar, ainda, uma experiência inédita da estatal, que é a liquefação e a regaseificação em alto-mar, no Porto do Pecém. Quase 50 km da costa, na Plataforma Atum 3 (PAT-3) , em Paracuru, a 87,9 quilômetros de Fortaleza.
No Campo de Atum , são produzidos 2,7 mil barris/dia de óleo e 75 mil metros cúbicos de gás. No Ceará, são nove plataformas, em quatro campos petrolíferos. Todos estão situados no litoral de Paracuru: Curimã (com duas plataformas), Espada (uma plataforma), Atum (três plataformas) e Xaréu (três plataformas). A produção cearense é pequena, comparada à de outras bacias, como Campos. Mas tem se revertido em desenvolvimento para os cearenses, seja por meio da geração de empregos ou do pagamento de royalties.
2) Explique quais são os principais riscos encontrados em plataformas de petróleo e suas medidas preventivas.
Para a norma BSI-OHSAS 18001 (1999) a organização deve estabelecer e manter procedimentos para a contínua identificação de perigos, avaliação de riscos e a implementação das medidas de controle necessárias. Estes devem incluir:
• Atividades de rotina e não rotina;
•