Análise Preliminar de Risco
Gestão de Riscos
Trabalho apresentado na disciplina de
Segurança do trabalho
No curso de Engenharia Civil
Vila velha –2013
Sumário
Introdução
Este material traz como objetivo, informar conceitos básicos e técnicos sobre o Gerenciamento de Riscos em empresas de forma geral, focando aplicações destes, na construção civil, abordando análises e prevenções que são essenciais em um projeto.
Gestão de Riscos
Todas as empresas estão sujeitas a passarem por incidentes ou até mesmo acidentes.
A gestão de riscos tem como objetivo geral identificar, avaliar, analisar, monitorar e gerenciar os riscos envolvidos no trabalho para um melhor e mais seguro funcionamento. É um conjunto de técnicas e conhecimentos específicos que, aliados com um bom planejamento, buscam minimizar os efeitos de perdas acidentais, com foco no tratamento dos riscos que possam causar danos pessoais, materiais, ambientais e a imagem da empresa.
De acordo com o manual da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), independentemente das medidas de proteção tomadas, uma instalação que possua substâncias ou processos perigosos deve ser operada e mantida dentro de padrões considerados toleráveis. Devido a isso, deve-se implantar um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Todas as ações, prevenções, NR’s(Norma Regulamentadora) devem estar previstas no PGR do estabelecimento, contendo também informações sobre os equipamentos e as operações ocorrentes no local. O programa deve, também, considerar aspectos críticos identificados numa prévia análise de riscos, de forma que sejam priorizados os locais com maior acontecimento ou propicidade de acidentes, tendo como principal objetivo preveni-los.
O programa de Gerenciamento de risco deve descrever as atividades e documentos, como normas técnicas, legislações, relatórios e outros. E não somente se designa a prevenções de