Análise portal da prefeitura
São Paulo
2012
Segundo Faccioli, (2000, p.54), a Comunicação Pública Estatal se poderia se dividir em normativa, da atividade institucional, de utilidade pública, para a promoção da imagem e social.
Tomando por base o estudo da Comunicação Pública e suas divisões, podemos identificar algumas dela analisando o Portal da Prefeitura de São Paulo.
Do ponto de vista da utilidade pública, não podemos negar que o Portal disponibiliza diversas informações ao cidadão, que vão de assuntos gerais, como a situação do trânsito e previsão do tempo, até consulta de impostos. Essa quantidade de notícias, ao mesmo tempo que nos dá a sensação de um site completo, também podemos interpretar como mal organizado, devido a grande quantidade de links e divisões presentes na Home, podendo confundir o usuário.
Levando-se em conta de que a maior parte das pessoas que acessam o site da Prefeitura o fazem quando precisam esclarecer alguma dúvida, a maneira como os assuntos estão organizados não parece eficiente para encontrar algum assunto específico que o usuário queira.
Apesar de informativo, percebemos que todas as notícias veiculadas no Portal sobre a prefeitura são de cunho positivo, como notícias sobre a diminuição de morte de pedestres, o inicío da campanha de vacinação e mais moradias para os municípios carentes. É visível nesse momento, o foco para a promoção da imagem que a Prefeitura pretende adotar.
Procurando abordar questões que não restringem-se somente ao de economia e finanças, o último tópico presente na página inicial são notícias de cunho cultural, com dicas de passeio, calendário de eventos e eventuais projetos relacionados a estética da cidade, como por exemplo o projeto Nova Luz, que visa a revitalização de áreas centrais da cidade.
Do lado esquerdo estão os ícones para facilitar a busca do usuário. Eles são divididos em:
- Gabinete do Prefeito
- Leis e normas
- Assuntos