Análise pai rico pai pobre
Análise dos “4Ps” do livro “Pai Rico Pai Pobre”
Nome: HNN
NUSP:....
Turma 1. -FEA/USP
* PONTOS FORTES
- O texto possui uma linguagem simples, sem muitos jargões econômicos nem contábeis. Quando se fazem indispensáveis, os termos técnicos são explicados no rodapé do livro.
- O autor trabalha sua tese explicando etapas da sua vida sob aspectos econômicos: 1º A infância do autor e a sua necessidade/busca pelo dinheiro; 2º A dicotomia existente entre os princípios de seu pai pobre (“instruído”) e seu pai rico (“com segundo grau incompleto”) com relação ao dinheiro, e como esse conflito influenciou na situação em que se encontra atualmente; 3º O aprendizado oriundo do conhecimento do pai rico; 4º Exposição dicas e procedimentos segundo as experiências do próprio autor, por meio de “lições”.
-O livro nos oferece argumentos baseados em fatos históricos importantes (Tea Party; Era Napoleônica; etc.), bem como exemplos relacionados a grandes ícones e personalidades que inovaram e aperfeiçoaram a forma de ganhar dinheiro (Bill Gates; Alexander Graham Bell; entre outros.).
- O autor concentra grande parte de seu estudo destinado ao convencimento de pessoas ao fato de que a educação formal não se trata de algo absoluto. Desse modo, ela não deve ser seguida tão assiduamente, uma vez que não prepara alunos para a vida real, para a vida dos negócios, para o capitalismo. Portanto, o autor age no sentido de propor e, sobretudo, intensificar a importância de se obter uma educação financeira/econômica, pois essa lhe dará o alicerce fundamental para encarar a vida como de fato ela é.
* PREOCUPAÇÕES
- Uma das maiores preocupações do livro é ensinar o leitor acerca da importância de obter uma inteligência financeira (QI financeiro).
-O livro busca estimular a autonomia no controle do seu próprio futuro financeiro.
-O autor preocupa-se em aumentar a importância de uma boa definição de metas e de uma segurança/confiança