Análise Orgulho e Preconceito
RESUMO
Neste trabalho, será narrado o orgulho e o preconceito presentes na sociedade europeia do final do século XVII e na sociedade brasileira atual (século XXI), utilizando o romance Orgulho e Preconceito da inglesa Jane Austen como base para discutir sobre ambos na sociedade europeia do final do século XVIII, tendo em vista que essa é a época na qual o livro foi escrito e a qual, consequentemente, o livro retrata.
O trabalho enfatiza o preconceito, uma vez que orgulho é uma característica humana que varia de uma pessoa para a outra, mas não deixa de falar de orgulho, mostrando
Palavras-chave: Orgulho, preconceito, análise, sociedade
Abstract
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho discute o preconceito na sociedade do final do século XVIII, época retratada em Orgulho e Preconceito, romance da britânica Jane Austen, frisando semelhanças e diferenças para com a sociedade em que vivemos.
1.1 RESUMO DA OBRA
Tendo como protagonista Elizabeth Bennet, a história se passa na Inglaterra do final do século XVIII e retrata de modo singular a sociedade da época.
Na história, Elizabeth é a segunda filha de Sr. E Sra. Bennet e possui quatro irmãs: Jane, muito bonita e doce; Mary, de beleza comum e apreciadora da leitura e de instrução, apesar de não possuir genialidade; Catherine, garota tola e fútil assim como Lydia, que é a irmã mais nova.
Sra. Bennet, mulher frívola e pouco instruída, tem como objetivo arranjar bons casamentos para suas filhas e comumente discute com o marido, que desaprova a frivolidade da mulher e das três filhas mais novas.
Eis que um dia Charles Bingley chega à cidade com Srta. Bingley, Sra. Hurst, suas irmãs e Sr. Darcy, seu amigo.
No baile de Meryton, Charles se apaixona por Jane. Elizabeth, após ser recusada por Sr. Darcy a dançar, passa a achá-lo muito orgulhoso, assim como o restante das pessoas que vêem a retidão de Darcy como orgulho excessivo.
Por problemas na saúde de Jane, ela acaba ficando alguns