ORGULHO
O orgulho é um sentimento curioso porque ele apresenta facetas contraditórias, quase opostas. Já há algum tempo que recebi uma solicitação para escrever sobre o assunto e com este texto, espero contribuir com uma resposta sobre pessoas que são chamadas de orgulhosas ou momentos em que as pessoas se comportam tendo o orgulho como causa. Será que você é uma pessoa orgulhosa também?
O Orgulho como admiração
O aspecto mais positivo do orgulho é o orgulho como uma admiração. Quando alguém diz: “Estou muito orgulhoso de ti por ter feito isso” o significado da palavra orgulho está ligado a admiração pelo feito, pela conquista, pela capacidade de realizar. Podemos dizer que é positivo, no sentido de que este tipo de sentimento ajuda nas relações sociais e também pode fazer com que as pessoas se esforcem para atingir o máximo de seu potencial.
Pais e filhos, treinadores e seus pupilos, professores e alunos podem deste modo estabelecer uma forma de reforço baseado no orgulho. Por exemplo, um aluno pode estudar mais, muito mais, e ir super bem em uma prova porque espera estar à altura da avaliação de seu professor, que o considera excepcional. Assim, ele dá mais de si para receber o elogio, para fazer o outro bem, para ser admirado.
O que pode ser não tão bom neste tipo de situação é a confusão entre aquele que admira e o admirado, quer dizer, temos que saber reconhecer que tanto as responsabilidades como as conquistas ou equívocos recaem sobre o indivíduo. O risco de este tipo de orgulho ser prejudicial, no entanto, é pequeno e consistiria na situação na qual a pessoa que se orgulha se mistura com os feitos do outro, como se ela mesma fosse