Análise organizacional
ANÁLISE ORGANIZACIONAL
CURITIBA
2011
EUZIANE DA SILVA LAMBARET
RIURY HINSCHING
RODRIGO ANDRADE CHAGAS
ANÁLISE ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado à disciplina de Análise Organizacional, do curso de Administração, das Faculdades Integradas do Brasil, como requisito parcial da avaliação do 1º Bimestre.
Orientador: Prof. Me. Jorge Luiz Marcondes.
CURITIBA
2011
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo apresentar as novas formas de organizações, tendo como tendência o termo “organização em rede”. O mesmo apresenta cinco formas de organização – infinitamente plano; invertido; teia de aranha; aglomerado e raios de sol – para que as empresas possam sobreviver em um ambiente hipercompetitivo, bem como seus estilos de gerência – artistas, artesãos e tecnocratas e os gerentes intermediários – e suas implicações – formar organizações de aprendizado.
NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO A habilidade de gerar novas vantagens competitivas é o fato gerador da única vantagem duradoura de uma organização dentro do conceito de hiperconcorrência.
Formas de Hiperconcorrência e de organização Em resposta às novas tendências ambientais, novas organizações estão emergindo no mercado. O termo "organização em rede" tornou-se uma categoria abrangente e é freqüentemente usado para descrever qualquer forma organizacional que substitua a forma multidivisional como a maneira dominante de estruturar uma empresa moderna. Neste tipo de organização as relações laterais são mais importantes que as relações verticais e hierarquias são ou muito horizontais ou desaparecem totalmente, tudo a favorecer a desburocratização.
A Organização em