Análise organizacional
Refere-se à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos. E sua diferenciação pode ser feita em dois sentidos:
1º; Horizontal: desdobramento em departamentos ou divisões pela departamentalização.
2º; Vertical: desdobramentos hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade.
E quanto maior a diferenciação, tanto maior será a heterogeneidade dentro da organização pelo fato de acarretar maior numero de departamentos e de níveis hierárquicos.
Impõe esquemas adicionais que trazem custos para a organização. O problema se situa em ate quanto se deve diferenciar internamente uma organização para que ela funcione melhor.
2 ) Explique a formalização, como ela pode ser feita e suas repercussões no desenho organizacional.
A formalização refere-se à existência de regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas serão executadas. O objetivo é documentar, registrar, comprovar por papéis que possam ser arquivados e guardados anos a fio.
A formalização pode ser feita por meio de:
Cargo: é uma formalidade que define as especializações relacionadas com a tarefa a executar. Vê principalmente os comportamentos das pessoas em seus cargos.
Fluxo de trabalho: tem por principal objetivo de saber como executar as tarefas, como o projeto de construção de um produto.
Regras e regulamentos: pela formação de regar e procedimentos para todas as situações possíveis, mostrando quem pode fazer certos tipos de tarefas, quando, onde, para quem ou com que permissão.
3)Explique a centralização, como ela pode ser feita e como ela pode ser afetada por inúmeros fatores internos e externos.
A centralização refere-se à localização e distribuição da autoridade para tomar decisões. A Centralização implica a concentração das decisões no topo da organização, isto é,