Análise organizacional
Os clientes estão exigindo cada vez mais qualidade e serviços superiores, além de alguma customização. Eles percebem menos diferenças reais entre produtos e mostram menos fidelidade a marcas. Eles também podem obter muitas informações sobre produtos por meio da internet e de outras fontes, o que permite que comprem de maneira mais racional. Os clientes estão mostrando maior sensibilidade em relação ao preço em sua busca por valor.
Os fabricantes de marca estão enfrentando concorrência acirrada de marcas locais e estrangeiras, o que está causando a elevação dos custos de promoção e a redução das margens de lucro. Eles estão sendo assolados ainda por poderosos varejistas que dis-ponibilizam espaço limitado nas prateleiras e estão lançando suas próprias marcas pa-ra concorrer com marcas conhecidas.
Os varejistas estão sofrendo devido a uma supersaturação do varejo. Pequenos comer-ciantes estão sucumbindo ao poder cada vez major das superlojas e 'dominadores de categorias'. Os varejistas enfrentam concorrência cada vez major de empresas de ven-das por catalogo, empresas de mala direta, anúncios diretos ao cliente em jornais, re-vistas e TV, dedicadas a compras em domicílio, alem da internet. Como resultado, os comerciantes estão lidando com margens de lucro cada vez menores. Em resposta, os comerciantes empreendedores estão colocando entretenimento à disposição em suas lojas, como cafés, palestras, demonstrações e apresentações. Eles estão comerciali-zando uma 'experiência', em vez de uma variedade de