Análise organizacional
Matrícula: Curso: Administração
Matéria: Análise Organizacional
Tema: Apresentar os desenhos organizacionais e departamentais com suas decisões estratégicas.
Tipos Tradicionais de Organizações
Organização Linear
O desenho de uma organização baseia-se na integração das pessoas, processos, informações e tecnologias. A base para o desenho de uma organização tem que ser algo mais do que a simples divisão por mercado. A organização Linear, é o modelo mais antigo e mais simples. Adota um princípio da unidade de comando ou seja,cada superior tem sua autoridade sobre seus subordinados, onde age sozinho.
Suas principais características são:
- Autoridade linear ou única;- Linhas formais de comunicação;- Centralização das decisões;- Aspecto piramidal.
Sua decisão estratégica,trata-se de uma formação primitiva e óbvia, idealizada a partir da percepção de que o chefe está em cima e os subordinados em baixo. são mais concretas na aplicação em pequenas empresas, onde essa forma de estrutura se estabelece naturalmente. Especialmente, porque as pequenas empresas, com poucas pessoas e cargos, informatizadas ou não, não dispõem de muita coisa para representar em um organograma.
Organização Funcional
Estrutura Funcional faz com a organização seja mais formalizada, não permite visão ampla entre o conjunto, é mais centralizada e ainda a especialização gera conflitos entre as unidades. Para que ela seja mais orientada ao cliente, é melhor a estrutura orgânica, onde o ambiente é flexível permitindo mudanças, aceitando novas ideias, podendo ser mais criativo e inovando para obter uma estrutura que melhor satisfaça aos clientes. Suas principais características são:
- Autoridade funcional ou dividida;
- Linhas diretas de comunicação;
- Descentralização das decisões;
- Ênfase na especialização.
Sua decisão estratégica é promover um certo negócio. Por exemplo, o objetivo comum seria o Marketing. A estrutura funcional fornece foco para