Análise musical
A música Hey Joe, composta por Billy Roberts e cantada pela banda O Rappa, é uma música onde pode-se sentir a realidade vivida por muitos no nosso país. A banda, como de costume, carrega na maioria de suas músicas uma imagem ou crítica da realidade brasileira.
Acredito que a música Hey Joe é um diálogo, um retrato da vida e das escolhas de pessoas da periferia, que não têm condições de se manter e acabam buscando o meio em que ganham mais, o tráfico e o crime. Sem opção, uma pessoa busca o crime como um meio para sua própria sobrevivência, sem saída, sem qualquer assistência do governo ele busca na criminalidade um meio de se sustentar e sustentar á sua família. “Hey joe! Onde é que você vai com essa arma aí na mão? Hey joe, esse não é o atalho pra você sair dessa condição!”.
Penso que Hey Joe, é uma ótima canção bem construída e bem composta com elementos e a linguagem das pessoas que vivem nesse meio, já pelo nome, muito bem dado na minha opinião, já sendo uma expressão muito utilizada nas favelas. Ela trata de forma inteligente e clara a realidade da sociedade brasileira, a desigualdade e o sofrimento e o cotidiano da camada mais prejudicada e esquecida da sociedade.
A banda, é uma banda que a meu ver, é muito dedicada quanto aos detalhes. No trecho “Menos de 5% dos caras do local. São dedicados a alguma atividade marginal. E impressionam quando aparecem nos jornais. Tapando a cara com trapos. Com uma uzi na mão. Parecendo árabes, árabes, árabes do caos. Sinto muito cumpadi. Mas é burrice pensar. Que esses caras. É que são os donos da biografia. Já que a grande maioria.Daria um livro por dia. Sobre arte, honestidade e sacrifício, sacrifício
Arte, honestidade e sacrifício. Também morre quem atira.” Esse trecho da canção, a meu ver, é de uma inteligência sem igual. A crítica á mídia feita pelo compositor, mostrando que a mídia faz uma imagem das pessoas da periferia, das favelas, são todas ligadas ao crime. Os bandidos, os