Educação proibida
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
O documentário “educação proibida” tem como objetivo principal questionar o atual sistema educacional, o sistema educacional no qual estamos inseridos. Além de questionar, o filme nos faz refletir sobre o papel da escola nos dias atuais, e para que essa reflexão aconteça o filme nos mostra várias experiências educativas, experiências não convencionais que mostram a necessidade de um novo modelo educativo
No início do documentário são expostos educadores discutindo como intervir no dia a dia das crianças e convencer os pais da importância da escola na vida de seus filhos. Alguns assuntos educacionais importantes são relevantes nesse documentário como conflito e afetividade na relação professor-aluno; pedagogia tradicional versus a pedagogia ativa, o desinteresse dos alunos e desmotivação dos professores.
Percebe-se também, que os educadores do filme em questão prezam por uma educação mais humana, deixando o lado mecânico de lado, ou seja, superando o antigo modelo de escola que se preocupava apenas em formar “robôs” para o mercado de trabalho(educação tecnicista).
O que se propõe no documentário é promover o desenvolvimento de uma educação centrada no amor, no respeito, na liberdade e na aprendizagem( visão humanista). Porém, podemos perceber que o modelo educacional escolhidos pelos educadores também seguem propostas Piagetianas (interacionismo), propostas eque possibilitam à criança um desenvolvimento amplo e dinâmico em todas as etapas de ensino.
O Sócio interacionismo também foi bastante explorado pelos educadores do documentário. Uma vez que os professores procuram utilizar atividades que estejam relacionadas com o cotidiano das crianças, atividades que façam parte do universo da mesma, fazendo com que ela aprenda em quanto interage com o meio no qual está inserida.
O documentário pretende, também, recuperar alguns fatores importantes, explorando