Análise Macroeconômica do Brasil
ANÁLISE MACROECONÔMICA - 2013
Macroeconomia
1.1 – Dados Geográficos
O Brasil, de acordo com o IBGE, com 8.515.767,049 quilômetros quadrados de área total, é considerado o maior país da América do Sul e o quinto maior país do mundo, atrás apenas da Rússia, Estados Unidos, Canadá, República Popular da China e Estados Unidos. O país é dividido em 26 Estados e Distrito Federal, estes situados em cinco regiões, Sul, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste e Norte. Os limites das regiões coincidem com as fronteiras dos Estados que delas fazem parte.
Figura 1 – Estados e Regiões do Brasil
Atualmente, o Brasil possui 26 estados, chamados também de unidades da federação; incluindo ainda o Distrito Federal, uma das unidades federativas que foi criada com intuito de abrigar a capital do país, a cidade de Brasília. Grande parte das decisões políticas acontece na sede do governo federal que se localiza nessa cidade.
Segundo uma estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1º de julho de 2012 a população brasileira é de 193.946.886 habitantes. Destes, aproximadamente 83,75% moram em áreas urbanas. São Paulo, com 41.901.219 habitantes é o Estado mais populoso, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Como pode se notar na figura abaixo, os 3 Estados fazem parte dos 4 que constituem a região Sudeste, fazendo desta a região mais populosa do país. As cidades mais populosas são São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, todas elas capitais.
De acordo com o IBGE, a densidade demográfica do país é de 21,6 habitantes por quilômetro quadrado.
Figura 2 – Densidade populacional
O país tem um crescimento demográfico de 1.17% ao ano (relativo ao período de 2000 a 2010), com expectativa de vida de 74,3 anos (Censo 2010). Existe uma variação de 8,2 anos entre a primeira unidade da Federação, o Distrito Federal e o Alagoas, o último.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada