Macroeconomia
Capítulo 12: Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário – Análise IS-LM
É um modelo de determinação simultânea de equilíbrio.
Este modelo procura explicar de que forma as taxas de juros e o produto total são determinados, dado um nível de preços fixos.
1 – Introdução
O Modelo IS-LM faz as relações entre o lado real (mercado de bens e serviços) e o lado monetário, via teoria quantitativa da moeda e teoria keynesiana.
Hipóteses do Modelo
- Economia com desemprego de recursos; - Preços constantes; - Políticas de crescimento levam a aumento da produção, e não de preços; - Princípio da Demanda Efetiva: é a Demanda Agregada que determina a renda de equilíbrio; -Todas as variáveis expressas em termos reais (“deflacionadas”); -Taxa nominal de juros (i) = taxa real de juros (r).
2 – Análise IS-LM: uma visão geral
É um modelo que permite incluir tanto hipóteses clássicas como keynesianas formalizado por J. R. Hicks e A. Hansen. Também é conhecido como modelo 1S-LM ou Análise Hicks-Hansen.
78
Análise Macroeconômica O esquema 1S-LM resume os pontos de equilíbrio conjunto do lado monetário e do lado real da economia, entre a taxa de juros e o nível de renda nacional. O nome IS são as iniciais, em inglês, de investimento e poupança (Investment-Saving), pois o equilíbrio do mercado de bens e serviços, refletido na curva, pressupõe equilíbrio entre poupança e investimento, e viceversa. O conjunto de pares de taxas de juros e níveis de equilíbrio da renda é conhecido como curva LM. O nome vem das iniciais em inglês da demanda e oferta de moeda (Liquidity-Money), pois a curva LM reflete o equilíbrio entre a oferta e a demanda de moeda. O ponto onde as duas curvas, IS e LM, se cruzam é o ponto de equilíbrio da economia. A análise IS-LM permite analisar o resultado da combinação de políticas monetárias e fiscais e seus impactos sobre o lado real e o lado monetário, simultaneamente.
3 – Equilíbrio do lado real (mercado de bens