Análise Macroambiental - Papel e Celulose
1. Ambiente Sociocultural
Quando falamos de Ambiente Sociocultural estamos nos referindo aos gostos, preferências, habitos e atitudes das pessoas que acabam por direcionar as decisões de compra de determinados bens e servições em detrimento de outros. A sociedade molda crenças, valores e normas que definem, em grande parte, mudanças de demandas por determinados produtos.
No caso do setor de papel e celulose o que se observa é especial atenção à sua matéria-prima: a madeira. Questões relacionadas a sustentabilidade começaram a ser discutidas na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em 1972 e, desde então, o consumidor vem se tornando cada vez mais preocupado com a preservação do meio ambiente.
No Brasil, de acordo com o Instituto Akatu, em pareceria com o Grupo Pão de Açúcar, Natura, Nestle e Unilever, constatou-se que os consumidores estão mais bem informados sobre sustentabilidade, tem mais interesse pela responsabilidade social empresarial e estão mais críticos em relação às empresas. Assim, podemor observar que o comportamento das empresas vem afetando diretamente a decisão de compra dos consumidores.
Apesar de o levantamento indicar uma estabilidade do número de consumidores classificados como “conscientes” (cerca de 5% da população brasileira) houve crescimento na adesão a práticas de consumo consciente. Também de acordo com a pesquisa realizada em 2012, 46% dos consumidores passou a dar prioridade para empresas que apresentem selos de proteção ambiental.
No cenário internacional observa-se o mesmo padrão de comportamento, com clientes cada vez mais preocupados com a degradação do meio ambiente e empresas buscando adotar estratégias que visem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.
2. Análise Demográfica.
De acordo com os dados do IBGE, é possível observar algumas tendências no que tange ao aspecto demográfico brasileiro,