Análise literária - poema
ANÁLISE LITERÁRIA
Educador: Professor Laércio Educanda: Heloiza Antunes Turma: 151 Número: 21
Passo Fundo, novembro de 2009. | |ROMANTISMO Após a Independência do Brasil, em 1822, os escritores brasileiros idealizaram uma literatura nacional. Onde a nossa cultura, nossa realidade social e histórica fossem o foco. O tema mais explorado foi a vida indígena. Na qual o índio era idealizado de acordo com os herois da sociedade européia.
REALISMO Em 1881 os escritores iniciaram o processo do realismo brasileiro, onde falavam da nossa terra como é, fazendo críticas socialistas. Eles decidiram parar de idealizar a sociedade. Mostrando que nesta época iniciava-se a formação de diversas classes sociais.
PARNASIANISMO Com o tempo os escritores foram abandonando a linguagem coloquial do Romantismo e buscando palavras mais raras além de frases e rimas mais elaboradas. Esse enriquecimento dos poemas acarretou um problema. Valorizava-se mais a beleza e estrutura do poema do que o conteúdo, faziam-se verdadeiras jóias pobres em assunto.
PRÉ-MODERNISMO Os primeiros anos do século XX mostram um Brasil com muitos problemas sociais e políticos. A república, proclamada em 1889, não trouxera as reformas de que o país necessitava. Por isso considera-se Pré-modernismo tudo o que, nas primeiras décadas, problematiza a nossa realidade social e cultural.
Autores pré-modernos: Euclides Cunha; Monteiro Lobato; Lima Barreto; Graça Aranha.
MODERNISMO Após retratar nossos problemas sociais vários escritores investiram em um modo