Análise literária francisca, machado de assis
Nesse conto, é narrada a história de Francisca e Daniel. Ambos sofrem de amor um pelo outro, mas esse amor logo se transforma em conflito, pois o pai da moça não aceita a união da filha com um rapaz pobre. Daniel então resolve partir em busca de fortuna e volta seis anos depois, abastado e pronto para se casar com o grande amor da sua vida. A frustração é inevitável quando ele constata que Francisca é uma mulher casada. Ele sofre. Ela sofre.
Passado alguns anos após esse encontro, a história tomou outro rumo. O tempo cuidou com que César, marido de Francisca, fosse verdadeiramente amado por ela. É possível observar a interação do autor com o leitor durante a obra. Machado lamenta o fato de Daniel ter “mudado de feição moral” quando diz: “Certa vaidade, certa altivez davam-lhe outro ar, outras maneiras, outro modo de ver as coisas e tratar os homens. Bem sei que seria melhor para o leitor que aprecia as ilusões do romance, fazer acabar o meu herói no meio de uma tempestade, lançando ao mundo a última imprecação e ao céu o último suspiro do seu gênio. Isto seria mais bonito e seria menos verdadeiro. Mas o que se dá com o nosso Daniel é coisa inteiramente oposta, e eu prefiro contar a verdade a lisonjear o gosto poético dos leitores”.
A transformação da feição moral de Daniel, comprovada em um bilhete que enviara a Francisca anos depois da despedida frustrada, constatou o que a mulher já sabia: ela amava o