Análise instrumental apostila
Curso de Engenharia de Alimentos
4.
40
Técnicas instrumentais aplicadas a alimentos
4.1 Potenciometria
Técnica: potenciométrica
Equipamento: potenciômetro ou peagâmetro
Determinação: pH, potencial elétrico (mV)
A química eletroanalítica compreende um grupo de métodos analíticos baseado nas propriedades elétricas das soluções: corrente, resistência e diferença de potencial.
Em alguns casos as propriedades elétricas são medidas em função do tempo. As características desses métodos são: baixos limites de detecção, possibilidade de especiação química e instrumentação relativamente barata.
Os métodos potenciométricos e condutimétricos se inserem dentro da categoria dos métodos eletroanalíticos. Veja o esquema abaixo:
A Potenciometria é um dos métodos analíticos mais utilizados na determinação de um constituinte da amostra, tanto pelo baixo custo quanto pela baixa complexidade.
A análise potenciométrica permite determinação de substâncias ácidas e básicas muito fracas, além dos ácidos e bases mais fortes, o que torna o método amplamente utilizado.
A potenciometria, além de apresentar um baixo custo, dispõe de equipamentos comerciais (eletrodos) com ótimo desempenho técnico e durabilidade, além da grande variedade de medidores de íons e de pH, disponíveis no mercado.
Devido à grande diversidade de eletrodos existente e à fácil incorporação em sistemas de fluxo automático, a análise potenciométrica tem sido aplicada nas mais diversas áreas, tais como controle químico de águas e alimentos, amostras biológicas
(sangue, soro, urina, saliva, etc), produtos farmacêuticos, assim como na área ambiental:
Apostila de Análise Instrumental Aplicada a alimentos
Profª Elaine A. O. Coringa
IFMT – campus Cuiabá Bela Vista
Curso de Engenharia de Alimentos
4.1.1
41
Noções de eletroquímica:
Reações de oxidação-redução são aquelas em ocorrem transferência de elétrons entre as espécies participantes,