Microeconomia
Microeconomia é a parte da economia que analisa as informações de preço no mercado, para se ter e entender o que é e para que serve, segundo abaixo:
EMPRESA X CONSUMIDOR – A microeconomia atua determinado neste caso como é a integração de ambas as partes e apontam o melhor preço e a melhor quantidade de um determinado produto. A microeconomia de forma geral, estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação de preço no mercado. A economia é uma ciência social muito ampla e abrange uma série de questões e conceitos. Retratamos alguns abaixo:
- A abordagem econômica, por exemplo, se tem quando se analisa todos os tipos de gastos, aqueles que chamamos custo de oportunidade ou implícitos. O interessante é que ela visa também a calcular o quanto gastariam as empresas, caso elas tivessem que aplicar ou mesmo comprar os insumos de sua propriedade. Ela é a base de um cálculo, podemos dizer. Outro fato são as questões jurídicas. Essas, por sua vez, reconhecem as empresas como uma “universidade de direito”. De fato, isso é inevitável, não se pode funcionar em uma empresa sem ter conhecimento do quer a lei permite. A empresa sem dúvida acaba sendo e criando uma relação jurídica em todo seu tempo de atividade, relacionando as suas atividades econômicas.
PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA ANÁLISE MICORECONÔMICA
A hipótese coeteris paribus (tudo o mais permanece constante): o foco de estudo é dirigido apenas àquele mercado, analisando o papel que a oferta e a demanda nele exercem,supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta.
Nesta análise, os preços relativos são mais relevantes do que os preços absolutos.
- Objetivos da empresa: considerando a análise tradicional, podemos supor o princípio da racionalidade, ou seja, considera-se que o objetivo maior da empresa é a maximização do lucro.
APLICACOES DA ANALISE MICROECONOMICA
Também chamada teoria de preços, visa em