Análise Imediata
OBJETIVO
Utilizar o método adequando para separar as misturas apresentadas
RESUMO
Destilamos 80 ml de vinho em um destilador, acendemos o bico de Bunsen e aguardamos o álcool começar a evaporar, e se transformar em líquido novamente. Marcamos a temperatura quando ocorreu a primeira gota, e assim acompanhamos até atingir 80ºC. Conferimos quantos mililitros de álcool foi possível obter. Na primeira experiência utilizamos um béquer, espátula de iodo e uma porção de areia, que quando aquecida formava uma mistura roxa com brilhante e com fumaça tóxica.
Na segunda experiência utilizamos um béquer de 20 ml de Coca-cola e uma espátula de carvão ativado, nessa experiência retiramos a coloração da Coca-cola.
Na última experiência utilizamos um sistema fechado de dois tubos de ensaio e um tubo recurvado, em um dos tubos colocamos Coca-cola e no outro, solução de Ba(OH), aquecemos o tubo e obtivemos um líquido incolor.
INTRODUÇÃO As misturas são comuns em nosso dia a dia; como exemplo temos as bebidas, os combustíveis e a própria terra em que pisamos. Poucos materiais são encontrados puros. Qualquer material feito de duas ou mais substâncias, que não são combinadas quimicamente, é uma mistura.
O isolamento dos componentes puros, a partir de uma mistura, requer a separação de um componente do outro e vários métodos têm sido desenvolvidos com essa finalidade. Alguns se baseiam nas diferenças de propriedades físicas dos componentes da mistura; outros, nas diferenças de propriedades químicas ou de características químicas.
Algumas das técnicas mais simples de separação dos componentes de misturas são: sublimação, extração, decantação, filtração e evaporação.
A) Destilação
Existem alguns tipos de destilação, tais como: destilação simples, destilação fracionada,