Análise Imediata
- Misturas Heterogêneas
Água+óleo
Quando colocamos no mesmo copo água e depois óleo, verificamos que o óleo sobe para a superfície da água. Isto deve-se ao fato da água ser mais densa, logo fica em baixo e o óleo menos denso, logo fica em cima. A água e óleo não se misturam, devido às suas ligações atómicas. A água é polar e o óleo é apolar e por este motivo não se dissolvem um no outro. Existem algumas formas de separar o óleo da água, como a decantação.
Materiais para a separação:
- Haste
- Garra
- Balão (funil de decantação)
- Béquer Para separá-los, basta encontrar uma maneira de escoar os líquidos separadamente. Isto pode ser feito com um funil de decantação, que é um recipiente com uma torneira no fundo. Para separar a água do óleo usando um funil de decantação, basta abrir a torneira até que a água (mais densa, na parte de baixo) escoe completamente e fechar a torneira quando o óleo se aproximar da mesma. Desta forma, a água é escoada e o óleo permanece no funil de decantação, estando a mistura separada.
Areia+pó de serra
Para separar uma mistura de areia e pó de serra, basta colocar a mistura numa vasilha e juntar água. A parte menos densa da mistura (o pó de serra) flutua, enquanto a parte mais densa (a areia) fica no fundo da vasilha. Ou seja, são dois sólidos com densidade diferente, separados por flotação.
Materiais:
- béquer
- filtro
- pó de serra
- areia
- colher
Após a flotação ser feita, foi retirado com a colher o pó de serra que flutua sobre a água, no béquer, restou a areia no fundo e a água, que são separados pelo processo de filtração (tamanho das