Análise Gravimétrica
Trabalho realizado para a matéria de Química Analítica
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO 1
2.0 OBJETIVO 2
3.0 MATERIAIS E MÉTODOS 3
4.0 DESENVOLVIMENTO 4
5.0 CONCLUSÃO 5
6.0 BIBLIOGRAFIA 6
1.0 INTRODUÇÃO
No presente relatório consta a determinação gravimétrica de ferro como , para isto foi tomada uma série de passos. Primeiro precipitou-o em meio alcalino na forma de óxido hidratado e posteriormente calcinou-o para produzir o óxido de ferro III. Tomou-se o cuidado de separar o precipitado inicial por filtração, dissolvê-lo em ácido e o re-precipitar, para diminuir o fenômeno de oclusão de impurezas pelo precipitado do óxido hidratado de ferro.
2.0 OBJETIVO
Determinar a quantidade de óxido de ferro III, a partir de vários processos que finalizam em uma maior precisão do experimento e ao peso constante da amostra.
3.0 MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais Utilizados:
- Cadinho de porcelana
- Bico de Bunsen
- Dessecador
- Balança analítica (Balança 4)
- Pinça metálica
- Béquer de 250mL
-
- Água destilada
-
- Papel de filtro (Whatman 41 ou Schleicher & Schuell)
- Funil
-
-
Métodos utilizados:
Para este procedimento foi utilizado o método da Analise Gravimétrica.
4.0 DESENVOLVIMENTO Primeiro foi aquecido o cadinho ao rubro durante aproximadamente 15 minutos, e deixou-se esfriar no dissecador, em seguida pesou-se o cadinho na balança analítica número 4 e foi obtida a massa (). O processo foi repetido para averiguar se toda umidade foi retirada e o peso foi o mesmo. Em seguida foi selecionada uma das amostras fornecidas, tal amostra foi a amostra número 4, que pesava 2g. VER ESTA PARTE Então foi solubilizada a amostra em aproximadamente 200mL de água destilada. Seguidamente foi adicionado vagarosamente, sob calor e agitação suave, até reação alcalina, que foi verificada com papel indicador. Foi feito em seguida a