análise fotográfica
JULIA AMARAL
NATHALIA ITABORAI
TRABALHO DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA
VITÓRIA
2015
ESCOLA SÃO DOMINGOS
JULIA AMARAL
NATHALIA ITABORAI
TRABALHO DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA
Projeto apresentado às disciplinas de Sociologia e Filosofia para a obtenção parcial de nota.
Orientador: Alessandro Vescovi
VITÓRIA
2015
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta uma análise sociológica e uma análise filosófica sobre um evento cotidiano, mais concretamente sobre um morador de rua e o modo que ele se configura na sociedade atual.
O objetivo desse projeto é fazer um paralelo entre quem ele é e quem ele pode ser, além de analisar como a sociedade marginaliza esses indivíduos e o que pode ser feito para mudar essa situação desumana.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida por informações obtidas virtualmente e fotografias.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ANÁLISE FILOSÓFICA
O tema escolhido para a análise é consciência e liberdade, discutida brilhantemente pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre. Nascido em 1905, em Paris, lutou pelo exército francês na Segunda Guerra Mundial, onde foi capturado e mantido prisioneiro pelos alemães durante nove meses. Foi durante seu cativeiro que começou a produzir seu mais famoso trabalho existencial, O ser e o nada. Com o fim da guerra, seu livro foi publicado e ele se tornou um ativista politico, socialista convicto, apoiando a URSS na Guerra fria, mesmo com suas criticas voltadas ao totalitarismo desse governo.
Ele considerava cada pessoa um ser por si mesmo, ou seja, cada um possui uma autoconsciência que sempre poderia ser modificada a partir do momento que essa pessoa reconhece as realidades, o que Sartre define como facticidades, que ocorrem externamente ao individuo e agem sobre ele. Se uma pessoa, no caso o morador de rua, afirma que seu lugar na sociedade é aquele, ele está enganando a si mesmo.
Para Sartre, existem dois tipos de ser. O ser em