Análise exposições fotográficas
6º Semestre
Design Digital
Professora: Camila
Os Anos JK: a Era do Novo
Na exposição fotográfica realizada na caixa cultural, foram escolhidas setenta e cinco imagens para retratar o governo de Juscelino Kubitschek nos anos cinqüenta, época da construção da capital federal.
As imagens utilizadas na exposição vieram da Cinemateca Brasileira e foram retratadas por Jean Manzon e Sérgio Jorge, dois fotógrafos com trabalhos diferenciados, que atuavam na mesma época.
Jean Manzon inovou o fotojornalismo brasileiro, pois suas fotos eram na maioria das vezes posadas, com ângulos diferenciados, contrariando o que se costumava encontrar. Ele construía as fotografias para demonstrar um Brasil idealizado.
Por possuir uma forte ligação política com Juscelino Kubitschek, os retratos e fotografias tiradas dele eram sempre preparadas, buscando sempre o melhor ângulo, unindo elementos que se somassem a ele para retratar um Brasil evoluindo, mostrando o poder deste presidente que faria o país crescer cinqüenta anos em apenas cinco.
Na exposição, além de fotos do presidente, haviam outras importantes imagens de Jean Manzon, como fotografias de Osvaldo Aranha, Marta Rocha, e imagens que retratavam o povo brasileiro, sempre por trás de um olhar poético, trabalhando essa questão de engrandecer o país.
Sérgio Jorge, também trabalhava no fotojornalismo, porém atuava mais para manchetes, cobrindo a realidade dos fatos acontecidos. Precisava estar atento para qualquer tipo de registro a qualquer hora, por isso não havia o compromisso e o trabalho de retratar uma imagem pensando na mensagem que ela deveria passar a quem a visse. Cobriu fatos importantes para o país, como a conquista de títulos esportivos, incluindo a copa do mundo no ano de 1958, na Suécia.
A união dos fotógrafos de uma mesma época, retratando o país em pleno crescimento, diante de fatos importantíssimos para o Brasil fez da exposição um túnel do tempo que nos levou a