Analise Fotográfica
RELATÓRIO
Fotografia, 3º Semestre, 2º Ano
Gráfico, TP1
Prof. Emanuel Brás
Quis trazer para este exercicio espaços e pessoas que me fossem familiares. Escolhi a Esad por ser o local mais óbvio para um discurso próximo e pessoal.
Nas minhas fotografias destacaram-se os grandes planos e os planos com grande profundidade de campo. Tendo conseguidos dois grupos de fotografias no meu rolo: fotografias de ambientes com grande profundidade de campo, com um espaço equilibrado e simétrico (ex. fotos 2, 6, 17, 21, 23); e os retratos do quotidiano, mais pessoais e com menos profundidade de campo (grandes planos, em que explorei a focagem), dinâmicos e com um enquadramento assimétrico (ex. fotos 8, 20, 24, 30,
31, 35).
Apesar destes dois grupos acabei por escolher duas ampliações do mesmo género, dois retratos do nosso quotidiano, com pouca profundidade de campo. Procurei trabalhar com fotos com um bom contraste. Escolhi a fotografia 20 como primeira ampliação. Uma fotografia com um grande contraste, um individuo sob um fundo branco. Esta fotografia retrata o acto de fotografar, de uma forma simples e directa, em segundo plano temos um outro individuo em profundidade.
Esta fotografia gerou vários problemas e dificuldades, derivado de ter um branco muito intenso em grande parte do plano. Isso exigiu um trabalho de ampliação mais rigoroso, na tentativa de obter um branco que se diferenciasse do fundo.
Para obter este grande contraste sem danificar os brancos tive de optar pelo método do contraste variável. Com o diafragma em 16 apliquei tempos e contrastes diferenciados durante duas fases. Na primeira fase usei contraste 3 durante 13 segundos e na segunda fase contraste 3,5 durante 9 segundos. Não utilizei máscaras.
A segunda ampliação foi da fotografia 35. Uma fotografia tirada durante uma aula a um conjunto de alunos que ouviam um professor, todos virados para o mesmo ponto. Uma fotografia com uma maior gama de cinzentos que a anterior mas com