estudo do caso
Cecilia Cempini
1. ESTUDO DO CASO
Hansaviertel\Torre Van Den Broek e Bakema
Por ocasiào do planejamento regional de Nord-Kennemerland, no norte da
Holanda, realizado entre 1957 e 1959, o escritorio de Van Den Broek e
Bekema desenvolve, com a participaçao e coordinaçao de J. M. Stokla, um projeto para um edificio residencial de 15 pavimento,que demostra muitas semelhanças com o projeo posteriormente desinvolvido para a Interbau. O edificio para Berlim, cujo o projeto tambem foi coordenato por Stokla, foi desenvolvido a partir de 1959, mas no catalogo oficial de Interbau editado em 1957 ja estao reproduzidas imagens da maquete e das plantas do projeto; no entao, apesar de existirem perceptivies diferenças entre a versao do projeto editata no catalogo a versao realmente construida pode-se afirmar que as modifiçoes nao afetaram a estrutura compositiva basica do edificio.
1
Hansarvitel
Axonometria 1:200
2
1.Localizaçao
O Hansaviertel, bairro oitocentista cuja formação original era bastante integrada ao tecido urbano tradicional predominante na cidade de Berlim, foi em grande parte destruído com os bombardeios da II Guerra Mundial.
De localização extremamente central na cidade, o que de fato é hoje dele conhecido é o resultado de uma requalificação arquitetônica e urbanística realizada na década de 50 em decorrência da Interbau
(Internationale Bauausstellung) - primeira Exposição Internacional de
Arquitetura ocorrida após a II Guerra Mundial. A exposição, que trouxe para a paisagem do parque Tiergarten projetos de edifícios residenciais que expressam valores políticos como a liberdade e o pluralismo, utilizou-se do lema conhecido como “a cidade do amanhã” (die Stadt von Morgen) entre suas premissas básicas para a criação de uma área habitacional modelo do Movimento Moderno.
A Interbau é portanto inaugurada na Berlim Ocidental – que então desejava refletir uma nova sociedade, livre e democrática.
A torre de Van Den