orientado a objeto
Email, RSS Follow inShare Introdução
O paradigma orientado a objetos, é amplamente difundido e utilizado na indústria de desenvolvimento de software e apresenta diversos benefícios que veremos ao longo desta série composta por três partes que objetiva apresentar o referido paradigma utilizando a linguagem de programação Object Pascal, do qual é a principal linguagem da IDE Delphi. Apesar da linguagem ser considerada por muitos, de certa forma primitiva, ainda continua sendo utilizada no mundo inteiro. Notamos que muitas empresas utilizam o Object Pascal com o paradigma procedural, ou seja, adotam a abordagem RAD da IDE – que ofere o desenvolvimento de software basedo primordialmente em arrastar-soltar componentes visuais da biblioteca VCL (Visual Component Library) em conjunto com componentes de acesso a dados – com datasets conectados diretamente ao banco de dados. Devido a linguagem ser híbrida, ou seja, permitir a implementação utilizando tanto o paradigma procedural quanto o orientado a objetos, desenvolvedores que não compreendem a orientação a objetos preferem o modelo procedural.
A quebra de paradigma deve ser realizada, para que sejamos beneficiados com o que de melhor a orientação a objetos tem a proprocionar. Para isso desenvolveremos um projeto prático de controle de estoque, adotando a IDE Delphi 7 com SGBD PostgreSQL 8.3. Para uma maior compreensão do contexto abordado neste conjunto de artigos, apresentamos o diagrama de classes conforme a figura 1.
Figura 1 – Diagrama de classes simplificado. Domínio: Controle de Estoque.
Figura 1 – Diagrama de classes simplificado. Domínio: Controle de Estoque.
Parte I – Por onde começar ?
A primeira parte da série tem como objetivo fornecer uma introdução ao paradigma orientado a objetos na linguagem Object Pascal, que é a linguagem base do ambiente Delphi. A orientação a objetos, comumente chamada de