Análise Financeira
Projeto Financeiro
“Balanço Social”
ALESSANDRA ALVES SELIN RA
ALINE FERNANDES ZANOTI RA
BRUNA CRISTINA NADAI RA
POLIANA CAMPOS GOMES DE SÁ RA
SORRAYLLA TORRES LOPES RA
MILENA PAMPLONA RA
34ADA
Administração
2013
FACULDADES CLARETIANAS
Projeto Financeiro, “Balanço Social”, 35ADA, Administração, Carlos Cunha/2010507; Cintia Caroline Raulino/2010518/ raulino.cintia@yahoo.com.br; Giovana Stein/2010024/ Giovana-stein@hotmail.com; Juliana Riedo de Camargo/2011641/abelgamo@gmail.com; Lucas Machado Amado/2010042/ lucas_013@hotmail.com; Natalia Fernanda Guedes/2010168/ guedinhaa@hotmail.com; Raíssa Cristina Souza/2009954/rah_rc@hotmail.com e Raquel Locali/2010609/ kellocali@hotmail.com.
Resumo
No Brasil, a elaboração e divulgação do Balanço Social passaram a ser obrigatório para as companhias abertas após o surgimento da Lei 11.638/07. Este artigo objetiva demonstrar a importância da divulgação do comprometimento social das empresas através do Balanço Social perante os stakeholders e analisar a estrutura do modelo de Balanço Social elaborado IBASE, GRI e Instituto ETHOS.
A técnica de pesquisa adotada para elaboração deste trabalho foi a partir de pesquisas bibliográficas, isto é, leitura e explicação de contribuições científicas já elaboradas. Constatou-se que a divulgação do Balanço Social é uma forma de fortalecer a imagem institucional das companhias, marcas e produtos ligados a ela. No caso dos produtos e serviços, os stakeholders dão primazia aos oferecidos por empresas socialmente responsáveis em detrimento a outros, iguais em preço e qualidade, de empresas sem comprometimento social porque esses produtos/serviços agregam um interesse nos stakeholders de colaboração a causa social apoiada pela empresa. O ato se consolida através da compra do produto ou serviço.
Esse demonstrativo também é empregado como ferramenta gerencial por evidenciar informações sobre políticas administrativas