Análise Financeira de uma empresa (Sogrape)
Índice
Introdução
O nosso trabalho é sobre a Sogrape, mais precisamente sobre uma análise económica e financeira, que tem como objectivo conhecer a situação actual desta empresa, os seus principais concorrentes e a sua dimensão.
Começamos com a história da empresa que nos permite conhecer as suas origens e os seus ramos de actividade, para além dos diversos países com que esta empresa mantém relações.
Iremos analisar o balanço funcional, o balanço consolidado, alguns rácios e a demonstração de resultados, com o objectivo de conhecer o seu estado económico. Todos os dados foram extraídos do relatório de contas da Sogrape, dos anos de 2010 e 2011.
É uma empresa agroalimentar que exporta os seus vinho para outros países graças à forma inovadora com que lançou os seus produtos no mercado.
História da Empresa
A Sogrape Vinhos nasceu da vontade de um grupo de amigos que, no difícil ambiente económico e político de 1942, decidiram apostar forte no talento de um homem visionário para criar e desenvolver uma empresa de vinhos diferente, inovadora, capaz de divulgar e impor os vinhos portugueses nos mercados internacionais.
Foi a visão, o carácter e a personalidade vincada de Fernando van Zeller Guedes que traçaram o rumo ganhador para um projecto que muitos consideravam à partida condenado ao malogro. Da capacidade de ver primeiro e de ver mais longe evidenciada pelo fundador da Sogrape resultou a criação da primeira marca portuguesa de vinhos global – Mateus Rosé –, cujo retumbante sucesso comercial em mais de 120 países serviu de impulso decisivo para o crescimento e afirmação de liderança que a Empresa hoje justamente reclama.
Liderada hoje pela terceira geração da família fundadora, a Sogrape Vinhos cumpre, cada vez mais fielmente, o objectivo assumido desde a primeira hora: dar a conhecer