Análise feita entre o filme "O carteiro e o poeta", letramento e alfabetização.
Nesse ínterim percebe-se que se acentuam os laços entre os dois, já que Neruda topa ajudar Mário a conquistar o seu amor, O que Neruda não sabia é que Mário era quase que um analfabeto funcional, ou seja, sabe ler e escrever, mas não decodifica o que esta escrevendo, não interpreta o que escreve ou lê.
Nesse contexto, podemos levantar então o que discutimos em sala, sobre o que é alfabetizar e o que é letramento. O individuo dito alfabetizado é todo aquele que aprendeu a ler e a escrever e que domina as habilidades da escrita e leitura. Já o individuo letrado, é aquele que sabe ler e escrever e entende o que foi escrito e lido. O letramento leva em consideração o significado das coisas, o interpretar o que foi escrito, Por isso é importante que o indivíduo tenha um conhecimento de mundo para poder ser letrado.
Apesar de divergirem em alguns pontos e de serem dois processos diferentes, o letramento e a alfabetização caminham juntos. É preciso que se reforce o aprendizado desse aluno, alfabetizando-o e letrando-o ao mesmo tempo, esse aluno aprenderá praticando leitura e escrita, um complementa o outro, é importante que se ensine os dois.
A dificuldade de aprendizagem por qual cada aluno passa, também deve ser levada em conta, haja vista que isso pode estar associado a fatores como, falta de condições para estudar, método usado pra ensinar dentre outras. Fica então a critério da escola e dos professores a forma como vão oferecer esse