ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
O objetivo dos experimentos foram observações e análises de comportamentos apresentados pelo sujeito experimental para condicionar comportamentos através dos experimentos Nivel Operante, Treino ao bebedouro, Modelagem e Reforçamento Continuo. O objetivo geral dos experimentos era o de condicionar comportamentos do sujeito de resposta de pressão á barra. O sujeito utilizado nos experimentos foi um sujeito experimental criado em biotério para a função de experimentos, os aparelhos foram um cronometro, folhas de registro e uma caixa de condicionamento operante conhecida como caixa de Skinner. No experimento nivel Operante foi utilizado o método de observação em intervalos de um minuto e anotações do comportamento do sujeito. No treinamento Treino ao Bebedouro foi quantificado o tempo de respostas do sujeito em direção ao bebedouro e treinado o mesmo para associar o ruido da barra com o bebedouro, e no experimento Modelagem foi se utilizado o método de observação dos comportamentos e modelados os melhores comportamentos apresentados pelo sujeito até que o mesmo pressionasse sozinho a barra, em seguida foram quantificadas as respostas de pressão a barra emitidas pelo sujeito e também foram observados outros comportamentos anotados no Treinamento de Reforçamento Continuo. No final dos experimentos de modelagem o resultado do comportamento de pressão a barra foi condicionado, alcançando assim o objetivo do experimento. Sendo assim pode ser concluido que todos os comportamentos podem ser condicionados atraves de treinamentos e modelagens.
Para melhor entendimento dos experimentos á base da corrente de Skinner está na formulação do comportamento operante. Para desenvolver este conceito, será iniciado o assunto sobre as noções de comportamento respondente, para então chegarmos ao comportamento operante.
O condicionamento respondende foi descoberto acidentalmente por um fisiologista russo Ivan Petrovich Pavlov que estudava secreções digestivas em cães,