ETEC
Os esteróides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS - do inglês Anabolic Androgenic Steroids), também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. Atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescentes. Os diferentes esteróides androgênicos anabólicos têm combinações variadas de propriedades androgênicas e anabólicas. Anabolismo é o processo metabólico que constrói moléculas maiores a partir de outras menores. Os anabolizantes causam muitos problemas para os homens, para as mulheres e para os adolescentes. Segue abaixo alguns dos efeitos colaterais.
Homens aparecimento de mamas, redução dos testículos, diminuição da contagem de espermatozóides, impotência sexual e calvíce.
Mulheres engrossamento da voz, surgimento de pêlos além do normal, aumento do tamanho do clitóris, irregularidade ou interrupção das menstruações, diminuição dos seios e aumento de apetite.
Adolescentes comprometimento do crescimento, maturação óssea acelerada, aumento da frequência e duração das ereções, desenvolvimento sexual precoce, hipervirilização, crescimento do falo, aumento dos pelo púbicos e do corpo, além do ligeiro crescimento de barba.
Um estudo em 2007 traçou o perfil do usuário de anabolizantes no mundo. De acordo com os dados, os usuários típicos são homens de cerca de 30 anos, bem educados e com renda alta. O motivo principal para o uso desses compostos é o aumento da musculatura. Essas drogas têm sido cada vez mais procuradas por atletas, para aumentar a performance durante as provas. Esses hormônios