Etec
O Governo Federal, os Estados, o Distrito Federal e os municípios devem gerir e organizar seus respectivos sistemas de ensino. Cada um desses sistemas educacionais públicos é responsável por sua própria manutenção, que gerem fundos, bem como os mecanismos e fontes de recursos financeiros, a nova constituição reserva 25% do orçamento do Estado e 18% de impostos federais e taxas municipais para a educação. Com isto, a educação do estado de São Paulo (também receptora dos orçamentos e taxas federais e municipais) tem 14 405 estabelecimentos de ensino fundamental, 12 691 unidades pré-escolares, 5 624 escolas de nível médio e 521 instituições de nível superior, a rede de ensino do estado é a mais extensa do país. Ao total, são 8 981 288 matrículas e 482 519 docentes registrados. Após a conclusão do ensino fundamental e nível médio, o cidadão brasileiro pode dar início ao ensino superior ou técnico ( o técnico pode ser junto ou no mesmo período do ensino médio).
O ensino superior começa com a graduação ou cursos sequenciais, que podem oferecer opções de especialização em diferentes carreiras acadêmicas ou profissionais. Dependendo de escolha, os estudantes podem melhorar seus antecedentes educativos com cursos de pós-graduação Stricto Sensu ou Lato Sensu.
O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) é uma autarquia do governo do estado de São Paulo vinculada à Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) que administra as Escolas Técnicas Estaduais (ETEC) e as Faculdades de Tecnologia (FATEC) do mesmo estado. Esta instituição foi idealizada em 1963 e começou as suas atividades em 1969, a denominação "Centro Paula Souza" aconteceu em 1971 para homenagear Francisco de Paula Souza, fundador da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a sede