Análise/exame de dna
COINF - COORDENAÇÃO DO CURSO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA
CURSO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA
GABRIEL DOS SANTOS LIMA
JOSÉ ROBERTO DE SOUZA FERREIRA
MATHEUS OLIVEIRA KÜHN
RONAN RONIEL HERCE DOS SANTOS
ANÁLISE/ EXAME DE DNA
TRABALHO ACADÊMICO
CAMPO MOURÃO - PR
2011
O que é DNA
O DNA ou ADN (ácido desoxirribonucleico) está localizado no núcleo de todas as células do corpo e coordena a produção de proteínas do nosso corpo. Essas moléculas determinam a aparências de um organismo e também como ele produz energia e combate infecções, o que as tornam muito importante para os seres vivos. O DNA é formado por compostos químicos simples chamados nucleotídeos, que são formados por um fosfato, açúcar e bases nitrogenadas (Adenina, Timina, Guanina e Citosina). A ordem em que estas bases aparecem indica que tipo de informação está contida no DNA. Uma molécula de DNA enrolada em proteínas histonas forma um filamento de cromatina. E filamentos de cromatina formam os cromossomos.
Teste de DNA
Os seres humanos possuem 46 cromossomos, a metade deste é da mãe e a outra metade do pai. O material genético que compõe os genes (DNA) armazena e passa as principais características hereditárias de pais para filhos [1].
A análise ou o teste de DNA é o meio mais preciso disponível atualmente para determinação de paternidade ou maternidade duvidosos e é considerado o teste mais avançado do século. Através de sua análise, é possível diferenciar um indivíduo do outro, já que todas as pessoas apresentam um padrão único em seu DNA, menos os gêmeos idênticos (univitelinos), que são considerados clones naturais.
Estatísticas revelam que por volta de 30% das crianças nascidas no Brasil, não têm pai declarado, e isso pode representar sérios problemas emocionais, econômicos e sociais [1].
Mesmo que a maioria dos genes sejam iguais entre as pessoas, algumas sequências variam. Essa sequência variável é