O exame de dna na prática forense
Prof. Fernanda Quintas Martins
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Biológicas/Licenciatura BID 1871 – GENÉTICA
20/06/2010
Resumo
ESTE TRABALHO TEM A IMPORTÂNCIA DE CONCEITUAR, POR MEIO DE DIFERENTES PERCEPÇÕES, O DNA FORENSE, BEM COMO CARACTERIZAR SEU USO E APLICAÇÕES.AS TÉCNICAS FORENSES PERMITEM A IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS PELA ANÁLISE DE CRIMINOSOS, UTILIZANDO ANÁLISE DE STRS E VNTRS. ESTAS ANÁLISES SÃO FEITAS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE DNA, E UTILIZAM QUALQUER TIPO DE TECIDO OU FLUIDO BIOLÓGICO QUE POSSAM SER UTILIZADOS COMO FONTE DE DNA, UMA VEZ QUE SÃO FORMADOS POR CÉLULAS.
Palavras-chave: DNA Forense; Identificação; Material biológico.
1 introdução
A identificação humana por DNA é uma ferramenta poderosa para casos de paternidade, assim como investigação criminal pela tipagem de evidências biológicas coletadas em cenas de crime como estupro, homicídios, rapto, troca ou abandono de crianças e também na identificação de restos mortais em desastres ou campos de batalha. Contudo, devem-se utilizar os conhecimentos científicos, tecnológicos e métodos de análise, para que essa associação seja feita de maneira correta. Ouso do DNA Forense na investigação criminal, não pode por si só provar a culpabilidade do criminoso, e também a inocência do mesmo, mas pode estabelecer uma ligação entre esta pessoa e a cena do crime. O perfil de DNA tem sido considerado um método importante na identificação individual, pois a informação contida no DNA é determinada pela seqüência como as letras do alfabeto genérico estão dispostas nos cromossomos. A tipagem do DNA Forense se baseia nos mesmos princípios fundamentais e usa as mesmas técnicas empregadas nas áreas médica e genética.
2 O EXAME DE DNA NA PRATICA FORENSE
O DNA Forense é usado hoje na esfera criminal, para a investigação criminal e na esfera civil, para investigação de paternidade. O DNA Forense é aplicado na