Análise Estatística do Crescimento da População Residente Em Santa Catarina
Para elaborar políticas públicas um governante necessita de uma série de informações.
Um das informações essenciais é a população residente no território. Também relevante é saber a variação da população, para que o governante seja capaz de projetar a oferta de serviços públicos e políticas públicas nas áreas de saúde, educação, segurança, assistência, dentre outras. Este relatório técnico tem como objetivo apresentar o crescimento da população residente em Santa Catarina, estratificando os dados por municípios, Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e Mesorregiões.
O relatório traz uma análise dos dados dos Censos 2000 e 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para Santa Catarina, e apresenta uma síntese dos elementos que mais chamam a atenção quanto ao crescimento populacional.
Os principais elementos de análise são: a) os municípios da faixa litorânea catarinense tiveram crescimento populacional superior ao dos municípios da Serra Catarinense e Oeste; b) os grandes municípios tiveram crescimento percentual superior aos dos pequenos municípios; c) houve poucas mudanças no ranking de municípios mais populosos de Santa Catarina; d) as cidades sedes de SDRs tiveram, em média, crescimento populacional superior ao dos outros municípios integrantes de SDRs; e) a mesorregião do Vale do Itajaí mantém-se como a mais populosa de Santa Catarina, além de ter as SDRs e municípios com maiores taxas de crescimento populacional na última década.
Crescimento populacional nos Municípios
Na análise dos municípios temos duas senhas de leitura: 1) municípios mais próximos ao litoral tiveram taxas de crescimentos mais robustas que municípios do centro e oeste do estado; 2) municípios grandes tiveram taxas de crescimentos mais robustas que municípios menores.
Quadro 1: Os campeões de crescimento populacional (2000 – 2010)
Entre os