Análise ergonômica de um trabalhador braçal envolvido no corte da cana de açúcar
Programa de Pós-Graduação em
Engenharia de Segurança do Trabalho
Marina Silva Garcia
ANÁLISE ERGONÔMICA DE UM TRABALHADOR BRAÇAL ENVOLVIDO NO CORTE DA CANA DE AÇÚCAR
Trabalho de pesquisa solicitado pela disciplina de Ergonomia, ministrada pelo Prof. Luciano José Pelogia Frezatti.
Barretos
Abril 2012
RESUMO
Uma Análise Ergonômica têm o objetivo de realizar e averiguar, em linhas gerais, os setores e as condições de trabalho de uma determinada tarefa dentro de uma empresa, figurando como um instrumento de essencial importância para um sistema produtivo, não só em proporcionar conforto e segurança do trabalhador, mas em extrair deste maior produtividade, com aumento dos lucros e diminuição das perdas. De fato, identifica os determinantes do trabalho que podem afetar a saúde dos trabalhadores e/ou a produtividade através de um diagnóstico das condições de trabalho na atividade de manual do corte de cana-de-açúcar.
JUSTIFICATIVA O trabalhador do setor canavieiro possui grande variedade de risco presentes nos ambientes de trabalho que se dá de forma compatível com o alto grau de diversidade de tarefas e de postos de trabalho nestas atividades. As tarefas são pouco estruturadas, na maioria das vezes exigem esforço físico considerável, idade, postura penosa, condição ambiental desfavorável, exposição a produtos químicos, operações repetidas com movimentação de instrumentos em curto espaço de tempo, sobrecarga na atividade cardiorrespiratória do trabalhador.
1. OBJETIVO
1.1 Objetivo Geral
Analisar e identificar as condições adversas no trabalho de um cortador braçal de cana-de-açúcar em uma determinada área.
1.2 Objetivos específicos
● Caracterizar o perfil do funcionário que trabalha no canavial em sua função;
● Analisar as