Análise Ergonomico
CURSANDO TÉCNICO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
VANESSA JÉSSICA DA SILVA LIMA
ANÁLISE ERGONOMICA - UM ESTUDO DE CASO EM CARUARU- PE
DEZEMBRO
2012
POLITEC - REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO
CURSANDO TÉCNICO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
ANÁLISE ERGONOMICA - UM ESTUDO DE CASO EM CARUARU- PE
DEZEMBRO
2012
Sumário
1 INTRODUÇÃO
A Análise Ergonômica consiste em emitir juízos de valor sobre o desempenho global de determinados sistemas homem máquina ou homem tarefa e pode resultar de uma demanda direta (relativa às condições de trabalho) ou indireta (relacionada à segurança no trabalho, à fabricação, ao recrutamento e seleção de mão de obra, etc.
Diz a NR 17, em seu item 17.1.2. que: “para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a Análise Ergonômica do trabalho [...]”. Assim, não há, para esse tipo de ação, a faculdade ou arbítrio do empregador, mas sua efetiva realização, vinculada a uma exigência normativa.
2 DESENVOLVIMENTO
O seguinte trabalho foi executado através de um estudo "in loco" em uma obra residencial localizada no município de Caruaru-PE. A referida obra tomada como fonte de pesquisa e análise para o desenvolver desse trabalho, mantém-se resguardada com dois profissionais da área de segurança do trabalho, porém até o presente momento não foi levantado nenhum tipo de estudo referente a análise ergonômica.
2.1 ASPECTOS GERAIS DA ERGONOMIA
Até pouco tempo, pouco se conhecida pela maioria da sociedade, o termo Ergonomia, onde nada mais é a ciência que estuda, no sentido amplo, a adaptação do trabalho ao homem, no qual vem assumindo um papel de destaque crescente no que tange à concepção dos ambientes de trabalho moderno. Enfim, cabe à Ergonomia buscar e