Análise ergonomica
Por Osny Telles Orselli
Alterar tamanho da fonte: A+ | a-
COMO ELABORAR UM LAUDO ERGONÔMICO CONSCIENTE:
Como é de se imaginar, o Laudo Ergonômico de uma estação de Trabalho deve ser direcionado a análise global do posto de trabalho, sempre levando em consideração o psico - biofísico do seu operador.
O Laudo Ergonômico deve ser elaborado por posto de Trabalho individual, levando em consideração. também, a empresa como um todo.
Nada deve ser analisado de forma segmentada.
Conforme a NR 17, o objetivo do Laudo Ergonômico é estabelecer parâmetros para a adaptação das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores.
Temos, basicamente, 3 tipos de Laudos Ergonômicos:
1 - Laudo Ergonômico do Objeto
2- Laudo Ergonômico do Posto de Trabalho - AET
3- Laudo Ergonômico Funcional
O Laudo Ergonômico que denominamos Consciente, deve ser realizado com estudos visando os 3 tipos de laudos acima mencionados para que se tenha uma real Avaliação Ergonômica do Posto - que pode ser de trabalho ou um simples local de lazer onde assistimos uma TV ou a dona de casa realiza seus trabalhos domésticos.
A ERGONOMIA deve estar presente no dia a dia de toda populaçãp para prevenção dos riscos aos quais se está exposto por problemas de má postura, falta de ventilação, falta de iluminação, tamanho inadequado de ferramentas, e outras milhares de situações que se traduzem por uma má condição de equilíbrio físico - emocional - postural.
O desenvolvimento de um Laudo Ergonômico consta de:
- Estudo detalhado dos processos utilizados no desenvolvimento das atividades;
- Avaliações qualitativa e quantitativa dos riscos ergonômicos;
- Avaliação do mobiliário e equipamentos frente as atividades (hora x homem x trabalho);
- Aferição e análise das condições ambientais dos locais de trabalho;
- Aferição e análise do psico - biofísico do operador
-