Análise entre um artigo científico e um não científico
Com o intuito de estabelecermos relações entre literatura cientifica e não cientifica comparamos dois artigos, um com caráter científico e outro não científico. O tema abordado pelo grupo é o lazer na terceira idade e os artigos escolhidos foram: “Lazer na terceira idade traz benefícios para os idosos e aumento da qualidade de vida” (Marcus Sousa) – artigo não científico - e “Lazer na terceira idade: desenvolvimento humano e qualidade de vida” (Guilherme Mori e Luciene Ferreira da Silva) – artigo científico.
1- Analisar a linguagem usada:
Artigo Científico: A linguagem usada no artigo em questão é formal e voltada para o meio acadêmico, mas escrita com certa clareza, o que facilita a compreensão do assunto tratado.
Artigo não-cientifico: A linguagem também é de fácil compreensão e mais voltada para leitores... (não sei o que escrever aqui)***
2- Pontos convergentes:
Os dois textos destacam a importância do lazer em qualquer faixa etária, mas principalmente na terceira idade devido a fatores como a aposentadoria e a diminuição do contato social. Outro ponto importante é como o lazer pode ajudar na melhora do convívio social e na saúde psicológica desses idosos.
Pontos divergentes:
Não encontramos nenhum ponto divergente nos dois textos. A maior diferença encontrada entre eles é que o artigo científico “Lazer na terceira idade: desenvolvimento humano e qualidade de vida” concentra grande parte de si em dizer a importância da implantação de políticas publicas que favoreçam o lazer na sociedade, enquanto o artigo não científico trata da importância do lazer voltada para o indivíduo.
3 – Mensagem subliminar no texto não científico: Para chegarmos a essa conclusão analisamos além do artigo também o site em que ele se encontra. O site tem por enfoque principal a saúde. Constatamos que existe publicidade nesse site, mas esta não parece estar ligada ao artigo, portanto presumimos que não há tentativa de vender nenhum produto ou de