Análise Edifício Maiorca
Resumo
O Edifício Maiorca, projetado por Lourenço e Sarmento na cidade de Juiz de Fora - MG, é uma residência multifamiliar com diversos aspectos interessantes para serem analisados. Este edifício possui cinco apartamentos tipo e um apartamento dúplex na cobertura. Preocupados com o conforto térmico e com a estética, os arquitetos tiraram partido de uma empena e materiais como o concreto e vidro para proporcionar privacidade e conforto aos moradores. Além disso, a planta baixa dos apartamentos possui um caráter único para atender as necessidades dos que no edifício residem.
Palavras Chave: Edifício Maiorca – Residência Multifamiliar - Lourenço|Sarmento Arquitetos
Introdução
Formar um repertório formal durante os anos de estudo durante a faculdade é muito importante no curso de Arquitetura e Urbanismo. Por isso foi proposto na disciplina de Teoria e Crítica I um seminário de análise de uma residência multifamiliar. Este seminário consiste em uma apresentação em Power Point e neste artigo. A análise se deu através do estudo das plantas baixas, cortes, fachadas, detalhamentos, textos em sites de arquitetura e análise das imagens do Google Street View. Foram analisados o histórico do escritório, o programa de necessidades, o estudo de insolação, o partido arquitetônico, os materiais utilizados, entre outros aspetos. Além disso, com o auxilio do livro Arquitetura: Forma, Espaço e Ordem, foi feita uma analise formal de acordo com os itens apresentados por Francis Ching no decorrer do livro.
¹Alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo – Centro Universitário Franciscano
Escritório
O escritório Lourenço|Sarmento Arquitetos foi fundado em 1998, em Juiz de Fora, Minas Gerais - BR. Seus fundadores, PC Lourenço e Bruno Sarmento, formaram-se em Universidade Santa Úrsula e Universidade Federal de Juiz de Fora, respectivamente. Com o objetivo de entender cada trabalho como uma oportunidade única de