Análise econômica do setor aéreo civil
Este estudo tem como finalidade apresentar e desenvolver assuntos sobre o setor de transportes aéreo civil brasileiro com ênfase na visão econômica deste mercado.
Palavras Chave: 1. Transporte aéreo civil 2. Estrutura mercadológica 3. Market-share 4. Administração.
1. Principais empresas no país
O setor de transportes aéreo civil brasileiro é formado principalmente pelas empresas:
TAM, GOL, AZUL, WEBJET, TRIP e AVIANCA.
2. Estrutura de mercado
Este setor apresenta a estrutura de mercado de Oligopólio, caracterizando-se pela dificuldade de entrada de novos concorrentes e domínio do mercado por poucas empresas. Veja exemplo o gráfico abaixo:
Fonte: ANAC (Agência Nacional de Transporte Aéreo Civil)
3. Perspectivas
a) Compra/Venda de Empresas:
A participação do mercado de voos domésticos de TAM e Gol pode ser, na prática, maior do que apontam os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As duas companhias aéreas anunciaram no ano passado aquisições de empresas menores, que ainda não foram concluídas.
O mais recente negócio foi a compra de 100% da Webjet pela Gol, anunciada em julho de 2011. A companhia é a quarta no mercado brasileiro.O negócio precisa ser aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Anac.
Em março, a TAM anunciou a intenção de comprar 31% da Trip. A aquisição ainda não foi concluída.
Se somadas as duas aquisições ao resultado da TAM e da Gol, o market share das duas líderes do setor aéreo aumentará. Com a Webjet, a Gol eleva sua participação para 42,91%. E a TAM passaria a ter 44,44% do mercado se considerados os voos da Trip.
b) Estratégias de mercado
Pequenas empresas – Compactos para Novos Destinos:
Apesar da característica do mercado, as empresas que detém menor participação de mercado estão ganhando espaço e aumentando sua participação gradualmente c/ o investimento pesado na expansão de