Empresas low cost no brasil pré projeto
FACE Faculdade de administração, economia e contábeis
Curso de ciências econômicas
Disciplina: Métodos e técnicas de pesquisa
Discente: Letícia Bandeira Ramos
Projeto de monografia
Pergunta problema
A entrada das companhias aéreas low-cost low fare baixou os preços das passagens aéreas no Brasil?
Hipótese
Sim, as companhias de baixo custo passaram a obter grande parte do market share, forçando a uma ação baixista de preços e promovendo maior concorrência no Brasil.
Objetivo específico
Analisar a ação baixista dos preços das passagens aéreas no Brasil a partir da.entrada das companhias aéreas low-cost low fare.
Objetivo geral
Relatar a história e a atual situação das empresas low cost no mundo e no Brasil.
Verificar a lei de flexibilização do transporte aéreo brasileiro e suas consequências.
Descrever e analisar o mercado aéreo brasileiro.
Verificar a estratégia de precificação dessas empresas.
INTRODUÇÃO
As companhias aéreas do tipo low cost low fare estão ocupando cada vez mais um importante espaço no transporte aéreo mundial. Esse tipo de negócio foi iniciado pela companhia aérea norte americana Southwest Airlines, que é a maior companhia de aviação civil do conceito low cost low fare e uma das maiores companhias aéreas do mundo(SOUZA, 2006), seguida posteriormente pelas empresas europeias Ryanair e Easyjet, maiores empresas do ramo na Europa (NUNES, 2009) e assim disseminadas por vários outros países, chegando ao Brasil em 2001 através da GOL linhas aéreas inteligentes, acompanhada posteriormente da Azul linhas aéreas, que se fundiu com a empresa TRIP linhas aéreas e pela Webjet, que em 2008 foi comprada pela empresa GOL linhas aéreas).
O modelo utilizado por essas empresas de baixo custo é derivado e muito se assemelha ao modelo inicial da Southwest Airlines. As principais características desse modelo são: tarifas baixas, alta frequência e pontualidade de voos, único modelo de aeronave, baixo custo