estoque
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
INSTITUTO A VEZ DO MESTRE
O PLANEJAMENTO DA ARMAZENAGEM COMO ESTRATÉGIA
PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
Por: Ana Tereza Siqueira Marques Lins
Orientador
Prof. Luiz Cláudio Lopes Alves
Rio de Janeiro
2010
II
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
INSTITUTO A VEZ DO MESTRE
O PLANEJAMENTO DA ARMAZENAGEM COMO ESTRATÉGIA
PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
Apresentação
Candido
de
Mendes
monografia como à
requisito
Universidade parcial para
obtenção do grau de especialista em engenharia de produção. Por: Ana Tereza Siqueira Marques Lins.
III
AGRADECIMENTOS
Ao meu marido pelos dias e noites de compreensão e apoio e aos solícitos e dedicados professores do Instituto a Vez do Mestre.
IV
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a minha mãe e ao meu pai por todos os valores de base que eles me deram e que me trouxeram até aqui.
V
RESUMO
Os armazéns existem para contribuir para a eficiência da produção e da distribuição. Embora o papel tradicional dos armazéns tenha sido o armazenamento de estoque, os armazéns contemporâneos apresentam uma proposta de valor mais ampla em termo de benefícios econômicos, de custo e serviço. OS benefícios econômicos incluem consolidação e fracionamento de carga, separação, armazenamento sazonal e logística reversa. Os benefícios de custos incluem planejamento dos processos logísticos, vantagem competitiva e valor em logística, a logística integrada ressaltando os conceitos de nível de serviço ao cliente e a importância da análise de custos logísticos totais e dos trade-offs de custos. E os benefícios de serviço incluem estoque ocasional, estoque de linha completa e serviços de valor agregado. A perspectiva do armazenamento está mudando de uma missão tradicional de armazenamento para
uma
missão
caracterizada
por
personalização,
velocidade