Análise dos cátions do grupo iv e v
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE MINAS
ARTUR MOTA, LETÍCIA VALDO E WANA DORIGO
ANÁLISE DOS CÁTIONS DO GRUPO IV E V
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
2012
ARTUR MOTA, LETÍCIA VALDO E WANA DORIGO
ANÁLISE DOS CÁTIONS DO GRUPO IV E V
Relatório apresentado à disciplina Química geral e Experimental II do Curso de Engenharia de Minas do Instituto Federal Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação. Prof. Fabielle Castelan
Cachoeiro de Itapemirim
2012
INTRODUÇÃO
Os métodos para análise de cátions são sistemáticos. Os cátions são classificados em cinco grupos, de acordo com suas características a determinados reagentes. Pelo emprego desses reagentes de grupo, que são específicos de cada grupo, podemos tirar conclusões sobre a presença ou ausência de grupos de cátions e também separar tais conjuntos para uma análise posterior.
A importância da análise de cátions é a identificação dos elementos ou íons que constituem uma substância. A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitado.
O Grupo IV ( Hg2+, Cu2+, Cd2+, As3+, Sb3+, Sb5+, Sn2+, Sn4+ e Bi3+.) é constituído por cátions que precipitam em presença de sulfeto em meio ácido. Os íons deste grupo formam sulfetos escassamente solúveis que são precipitados quando uma solução moderadamente ácida é saturada com H2S. Por causa da solubilidade moderada do PbCl2 e da baixa solubilidade do PbS, o íon chumbo (II) é membro deste grupo, bom como do Grupo da Prata.
Os íons do Grupo V (Ag+, Pb2+, Hg2+) são precipitados na forma de cloretos insolúveis pela adição de um excesso de HCl. O cloreto mercuroso é o menos solúvel dos três. O cloreto de chumbo, entretanto, tem apreciável