Análise do texto "a interação da atividade científica, visões de mundo e perspectivas de valores"
Campinas - 2013
Trabalho de Antropologia Teológica - Texto: "A interação da atividade científica, visões de mundo e perspectivas de valores"
1. Fichamento do texto
2. Qual a tese do artigo?
A tese do artigo é: Deve-se utilizar o pluralismo dentro das atividades científicas e a ciência ser compatível com várias perspectivas de valores e visões de mundo a ajuda a atingir seus objetivos e expandir seus conhecimentos, porém não é o que acontece na atividade científica atualmente.
3. Quais argumentos são considerados relevantes? Destacar e comentar no mínimo 3.
O primeiro argumento considerado importante é a definição da abordagem descontextualizada (DA), e sua usabilidade. A DA consiste na pesquisa científica sem levar em conta os aspectos sociais como valores, visões de mundo e experiências humanas. Ela é aplicável a praticamente qualquer situação. Segundo o autor, a ciência utiliza esse modo particular de pesquisa, que acaba limitando de certa forma avanços na tecnologia. O segundo argumento considerado importante é que o materialismo (visão de mundo que leva em conta a DA) não está bem fundamentado na pesquisa científica, pois ele não é abrangente, já que ele exclui valores e visões de mundo. Ações humanas, relações ecológicas e os fenômenos religiosos são exemplos de fenômenos que a DA, e conseqüentemente o materialismo, não abrange. O ultimo argumento considerado importante é que a ciência e visões de mundo, principalmente as religiosas, entram em conflito. Para o autor a DA não consegue explicar adequadamente muitos dos fenômenos religiosos e da agencia humana, pois eles exigem abordagens múltiplas e não uma única forma de pesquisa que não leva em conta variados aspectos (que no caso seria a DA).
4. Como o grupo avalia as posições do autor?
O grupo avalia as posições do autor como válidas, em vista que uma abordagem descontextualizada fecha a visão da ciência