Resumo do texto "O que é conhecimento científico"
“conhecimento ” é o significado de “Ciência”, que vem do latim (scire). As diferenças dos tipos de conhecimento vem das diferentes formas de se abordar a realidade, ele, então, pode ser do tipo senso comum, artístico, filosófico ou cientifico.
O conhecimento do tipo senso comum, produz informações vindas da realidade, o qual contém objetivos imediatos. Nesse tipo de conhecimento, não é necessário divulgar os resultados obtidos no dia a dia, nem mesmo ter uma comprovação cientifica para como chegou nos mesmos.
O conhecimento cientifico, por outro lado, surgiu no século XVII, tendo se separado na modernidade da filosofia, entretanto, a relação entre ciência, filosofia e arte nunca deixou de existir, elas mantém um vinculo: “questionar a realidade de forma a estar sempre discutindo as possibilidades da felicidade humana”, porém, existem alguns campos que são delimitados por algumas características.
A ciência não é imediatista, ela não se contenta com verdades imediatas, é crítica, busca sempre provar as suas próprias teses. Busca saber quais são os fatores de um acontecimento, explicá-lo e comprová-lo de diferentes maneiras e sempre divulgar seus resultados expondo qual foi o caminho que percorreu para alcança-lo, para que assim, outros cientistas tenham acesso a eles e poder submete-los a novos testes, isso é chamado de método cientifico.
O método cientifico, não busca somente apresentar os passos de uma pesquisa, mas sim, mostrar e explicar o porque o pesquisador fez as escolhas que fez e não outras para chegar no resultado
Pressupostos diferentes surgiram, no inicio da modernidade, se partia de que o homem era capaz de descobrir as causas dos fenômenos da natureza, havendo uma valorização da natureza nessa época. Mas
anteriormente, não havia a
valorização da natureza, pois partia-se do pressuposto de que Deus dava todo um conhecimento por meio de uma