Análise do texto chárgico
Trabalho de Língua Portuguesa IV
Discente: José Alberto Corrêa Coutinho - 42346
Análise do texto chárgico
Plano de Expressão
Esta charge trata-se de um texto sincrético, de gênero textual discursivo, pois há conjugação de signos iônicos e signos lingüísticos.
A charge em análise foi veiculada no Jornal Bom Dia - São Paulo, um dos principais, jornais desde estado, no dia 24 de abril de 2011.
César Augusto Vilas Bôas mais conhecido por (Pelicano), é um cartunista e publicitário desde 1978, desenvolvendo com muita capacidade, humor inteligente e irreverente as charges que cria todos os dias no jornal.
[pic]
Contexto Situacional
No Brasil comemoramos a páscoa assim como no mundo todo.
A páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dada como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a