Análise do Sistema de transmissão de Energia na Região Nordeste Brasileira
Antonei Bulhões
Dênis Chantal
Josué Barroso
Jáder Fernandes
Vinicius Ribeiro
Coordenação de curso de Engenharia Elétrica
Centro Universitário UNA – Campus Raja
Av. Raja Gabaglia, 3950 – Estoril
Belo Horizonte/MG, Brasil, 30494-310
Resumo (...)
Palavras-chaves – Sistema de Transmissão, Nordeste, Energia.
Introdução
A estrutura do sistema elétrico de potência compreende os sistemas de geração, transmissão, distribuição e subestações de energia elétrica, em geral cobrindo uma grande área geográfica. O sistema atual de energia elétrica é baseado em grandes usinas de geração que transmitem energia através de sistemas de transmissão de alta tensão, que é então distribuída para sistemas de distribuição de média e baixa tensão. Em geral o fluxo de energia é unidirecional e a energia é despachada e controlada por centro(s) de despacho com base em requisitos pré-definidos.
O sistema de transmissão do Nordeste une a região aos sistemas das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. E para aumentar a área de abastecimento energético do Nordeste foram feitas novas linhas de transmissão. Entre 1995 e 2001 investiu cerca de 2 bilhões de reais para fazer 5.400 quilômetros de linhas de transmissão, erguer novas subestações e ampliar as existentes. Investimento que garantiu o aumento de transformação de energia em mais 8 mil e 800 megavolts ampères. Em 2003 foi feita a duplicação da linha Presidente Dutra-Teresina, uma importante rota de transmissão entre o Maranhão e o Piauí. As potentes linhas aumentaram em 30% a capacidade de transferência de energia fazendo com que o Nordeste possa ampliar a oferta de energia em mais 400 megawatts.
Mesmo com todos os investimentos, o sistema de transmissão de energia do nordeste ainda é deficiente. O governo federal estuda alternativas para minimizar os problemas de abastecimento de energia no Nordeste. Dentre as